domingo, 6 de março de 2011

Que absurdo ...


Ontem de madrugada perdi o sono e liguei a TV para me distrair um pouco. Passeando pelos canais, fui parar na Rede Record - canal 7 - na SKY - e estava passando um programa do tipo "Posso te ajudar?".

Havia um homem ao telefone dizendo que o casamento dele não ia lá muito bem... e nesse momento o Pastor (não me lembro o nome) disse:
"_A sua esposa está aí ao seu lado?".
O marido insatisfeito disse que sim e o pastor pediu para que ele passasse o telefone para que o mesmo pudesse falar com a fulana.

Aí começaram os absurdos:

Pastor: "_Bom dia, irmã. Seu casamento não está bem?"
A 'irmã' responde: "_Não, não está. Meu marido está insatisfeito com o nosso casamento."
Bom até aí tudo bem, de repente o Pastor começa o 'freak show':
Pastor: "_Seu casamento não está bem, irmã, porque você está agindo de maneira errada."
Nisso ele pede para o câmera abrir a imagem e diz:
"_A mulher foi criada da costela de Adão, concorda?" - "_Sim, Pastor.".
"_Pois bem, se a mulher tivesse o direito de comandar o casamento, ela teria sido criada de um osso da...?" e aponta para a cabeça.
"_Isso mesmo. E se a mulher tivesse nascido para guiar o casamento, ela teria nascido de um osso do...?" e aponta para o pé.
E a tal irmã concordando com tudo no telefone.
"_Pois bem, irmã, você não pode comandar seu casamento. Você foi criada da costela de Adão, de um osso lateral, por isso o seu dever é ficar ao lado do seu marido e obedecê-lo."

'Osso lateral', aquilo para mim foi demais... Tenho algum osso do meu corpo que não seja lateral a alguma coisa?!, fiquei me perguntando. Que horror, além de dar uma desculpa esfarrapada para o casamento deles não estar indo bem, ele jogou toda a culpa na 'irmã' e ainda, demonstrando a maior naturalidade do mundo, reafirmou que mulher deve seguir seu homem.

Em que ano estamos mesmo?!
Em que século?!

Eu respeito as religiões de forma geral, mas sempre acreditei que o caminho do meio é o melhor, sem radicalismos. Submeter os menos favorecidos economicamente ou intelectualmente, que, muitas vezes não têm dinheiro para comprar um livro, à essa lavagem cerebral... reafirmando a todo momento que mulher DEVE ser submissa ao homem é, no mínimo, uma grande irresponsabilidade.
Vale o seguinte, então: você casou com um homem que não está nem aí para você, que pode a qualquer momento humilhá-la e até mesmo, te bater, e tem que ficar quieta, pelo simples fato de não estar cumprido o que está nas escrituras, uma vez que você, pobre mulher, veio apenas e tão somente da costela de Adão.

Alguém aí já ouviu falar em "Lei Maria da Penha"?
Alguém já ouviu falar em terapia de casais gratuita em faculdades de psicologia?

Não, não ... um telefonema basta para o diagnóstico final: "Você está errada", ponto e acabou. Amanhã se essa mesma senhorinha aparecer toda espancada na delegacia ou, pior, apanhar anos a fio em casa e quieta, ainda assim, além do sofrimento físico, vai acreditar piamente que a culpa de tudo aquilo é somente dela e não do estúpido marido que veio direito do Adão.

Valha-me Deus. Precisei retomar a consciência, respirar fundo, mudar de canal para acreditar que aquilo tudo estava mesmo acontecendo.

Onde vamos parar?

E olha que só consegui assistir a 5 míseros minutos... Não me façam imaginar o restante.

"Ou dá ou desce."

Nenhum comentário:

Postar um comentário