sábado, 7 de maio de 2011

Conspiração" Anastácia Romanov"

Por ocasião de uma visita minha ao cemitério municipal na tarde deste sábado (07/05/11), fiz questão de conferir a conspiração de "Anastacia Romanov" que, segundo relatos, está enterrada em Poços de Caldas, num túmulo com a denominação de "Tamara Gagarin", conforme notícia vinculada em tv regional (EPTV Sul de Minas - afiliada da TV Globo).

"Os visitantes ainda costumam prestar homenagens a Anastásia Romanov, ou Princesa Tamara Gagarin, que teria morado em Poços de Caldas durante 20 anos. A história dela é rodeada de incertezas. Ela seria filha do Czar Nicolau 2º, o último da Rússia. Toda a família foi assassinada quando o país deixou de ser uma monarquia e diz a lenda que Anastásia teria escapado e fugido para o Brasil."

Essa história já havia sido citada no programa "Fantástico", também da mesma emissora. A história oficial afirma que Anastacia foi assassinada aos 17 anos em Ekaterinburgo pelos bolcheviques, sendo canonizada pela Igreja Ortodoxa Russa e não apresenta descendência. A sua possível sobrevivência foi discutida até 2007 e foi um dos maiores mistérios do século XX. O que se tem de certo é que tudo é muito incerto, não sei se por falta de interesse ou apenas para manter o mistério que ronda a vida e a morte de uma das filhas de Nicolau II.

Um pouquinho de história para entendermos o assunto:



A Casa Romanov (em russo: Рома́нов, transl. Románov), é uma família nobrerussa, tendo sido a segunda e última dinastia imperial e portanto, a Família Imperial, que governou a Moscóvia e o Império Russo por 8 gerações entre 1613 e 1762. Entre 1762 e 1917, a Rússia foi governada por uma ramificação da Casa de Oldenburgo, que manteve o sobrenome Romanov e actualmente, os seus descendentes utilizam o mesmo sobrenome.

O primeiro czar Romanov que a Rússia teve foi Mikhail I. O último foi Nicolau II, assassinado junto com sua esposa e filhos no porão da casa Ipatiev na cidade deEcaterimburgo em julho de 1918, após a revolução de 1917, provocada pelosBolcheviques.
Houve boatos de que a Grã-duquesa Anastásia, filha do último soberano da Rússia, o Czar Nicolau II, sobrevivera ao massacre e estaria viva, mas cientistas provaram que se tratava de uma burla.

Origens
A origem dos Romanov remonta a 12 outras nobres famílias russas cujo ancestral comum é Andrei Kobila, atestado como um boiardo a serviço de Simão I da Rússia. Gerações posteriores associaram a Kobila um ilustre pedigree. Inicialmente reivindicava-se que ele viera para Moscou em 1341, da Prússia, onde seu pai era um famoso rebelde. No final do século XVII, foi publicada uma linha genealógica fictícia segundo a qual sua origem remontava a Júlio César, imperador do Império Romano.

Acredita-se que as origens de Andrei Kobyla eram menos nobres, não apenas pelo fato de kobyla ser a palavra russa para égua, mas porque seus parentes também eram apelidados por cavalos e outros animais domésticos, sugerindo então descenderem de equestres reais. Um dos filhos de Kobila, Fiódor, um boiardo na duma boiarda de Dimitri Donskoi, foi alcunhado de Kochka (gato, em russo). Seus descendentes tomaram para si o sobrenome Kochin, e depois o alteraram para Zakharin. Posteriormente a família dividiu-se em dois ramos: Zakharin-Yakovlev e Zakharin-Yuriev.

Durante o reinado de Ivã o Terrível, um dos ramos ficou conhecido como Yakovlev (sendo que Alexander Herzen é o seu membro mais ilustre), enquanto o neto de Roman Zakharin-Yuriev mudou o nome do seu ramo para Romanov. Após uma assembleia nacional de nobresrealizada em 21 de fevereiro de 1613, em função de uma doença mental que o filho do último imperador tinha, Miguel Romanov foi nomeadoczar da Rússia e desde então a família Romanov passou a ser a soberana de toda a extensão da Moscóvia e do Império Russo, facto que perdurou até 1917, quando foi feita a revolução russa (1917), proclamada a República Socialista Federativa Soviética da Rússia, pondo fim aoregime absolutista.

Lista de soberanos da dinastia Romanov e Holstein-Gottorp-Romanov
- Miguel I (1613 - 1634 e 1634 - 1645)
- Alexis I (1645 - 1676)
- Fiódor III (1676 - 1682)
- Ivan V (1682 – 1696)
- Pedro I, o Grande (1682 - 1725)
- Catarina I (1725 - 1727)
- Pedro II (1727 - 1730)
- Ana (1730 - 1740)
- Ivan VI (1740 - 1741)
- Isabel (1741 - 1762)
- Pedro III (1762)
- Catarina II, a Grande (1762 - 1796)
- Paulo I (1796 - 1801)
- Alexandre I (1801 - 1825)
- Nicolau I (1825 - 1855)
- Alexandre II (1855 - 1881)
- Alexandre III (1881 - 1894)
- Nicolau II (1894 - 1917)

Anastásia Nikolaevna Romanova

Grã-duquesa Anastásia Nikolaevna da Rússia (em russo Великая Княжна Анастасия Николаевна Романова, Velikaya Knyaginya Anastásia Nikolaevna Romanova), nascida a18 de junho de 1901 (5 de junho de acordo com o Calendário Antigo) no Palácio de Peterhof em São Petersburgo. Era a segunda filha mais nova do Czar Nicolau II da Rússiae da Imperatriz Alexandra Feodorovna de Hesse, os últimos governantes autocráticos daRússia Imperial.
Era irmã mais nova das Grã-duquesas Olga Nikolaevna, Tatiana Nikolaevna e Maria Nikolaevn, e irmã mais velha de Alexei Romanov, Czarevich da Rússia.

Rumores de sua possível sobrevivência circularam desde a sua morte em 1918. No entanto, em janeiro de 2008, cientistas russos anunciaram que restos de um garoto e de uma jovem mulher, encontrados perto de Ekaterimburgo em agosto de 2007, eram provavelmente do czarevich de treze anos e de uma das quatro Grã-duquesas. Cientistas forenses russos, confirmaram em 30 de abril de 2008 que os restos eram do czarevich Alexei e de uma das suas irmãs.

Depois da sua morte em 1918, várias mulheres disseram ser Anastásia, sendo as mais famosas Anna Anderson e Eugenia Smith. O corpo de Anderson foi cremado na ocasião de sua morte, em 1984. O exame de DNA (ADN) em 1994 com fragmentos disponíveis de seus tecidos e cabelos não mostrou nenhuma relação com o DNA da Grã-duquesa.

Anastásia e sua família, foram canonizados pela Igreja Ortodoxa Russa em 2000 como Portadores da Paz.


Infância:

Quando Anastásia nasceu os seus pais e família ficaram desapontados por terem tido uma quarta menina e não o desejado herdeiro. O czar Nicolau II deu um longo passeio para se recompor antes de visitar a czarina Alexandra e a infante Anastásia.
De acordo com o diário de Nicolau:

Exactamente às 6:00h da manhã uma pequena filha -Anastásia- nasceu. Foi tudo bastante rápido e graças a Deus, sem complicações! Por tudo ter começado e acabado enquanto todos ainda dormiam, ambos temos um sentimento de calma e solidão.

Já a sua tia, a Grã-duquesa Xenia Alexandrovna resumiu a decepção geral:

A Alix está estupenda - mas meu Deus! Que desapontamento uma quarta filha! Eles chamaram-na de Anastásia. A mamãe enviou-me um telegrama sobre isso, e escreveu, "Alix deu à luz uma filha!"

Ela partilhava o nome com a czarina Anastásia da Rússia, uma aristocrata russa do século XVI cujo casamento com o primeiro czar, Ivan o Terrível, deu à família Romanov o direito ao trono. O nome tem vários significados, entre eles "aquela que se liberta das correntes" ou "ela reerguer-se-á". A Grã-duquesa mais nova recebeu este nome porque, para celebrar o seu nascimento, o pai, Nicolau II, libertou um grupo de estudantes presos no Inverno anterior. O seu dia do nome era comemorado a 4 de janeiro (22 de dezembro de acordo com o Calendário antigo).

Ela era ocasionalmente chamada pela versão francesa de seu nome, "Anastasie" ou pelas suas alcunhas Russas "Nastya", "Nastas" ou "Nastenka". Outras alcunhas de família eram "Malenkaya" que significa pequena ou ""Shvibzik" o equivalente Russo a diabinho.
A pequena Anastásia era uma criança vivaz e energética; descrita como baixa e com tendência a engordar, com olhos azuis e cabelos castanho-avermelhados. Margaretta Eagar, a governanta das quatro Grã-duquesas disse que a pequena Anastásia tinha um charme que ela nunca tinha visto em nenhuma outra criança. Embora seja frequentemente descrita como dotada e brilhante, nunca esteve interessada nas restrições da sala de aula.

Sobre a beleza de Anastásia, Gleb Botkin, filho do médico da corte Eugene Botkin, que mais tarde morreu com a família em Ekaterimburgo, lembrou: ela era pequena em altura e seus traços eram regulares. O seu nariz era maravilhosamente bonito e sua boca bastante pequena mas sensual. Mas os seus olhos - azuis, luminosos, sempre a faiscar de humor - eram verdadeiramente belos. Foi do seu pai que ela herdou estes olhos. Eu nunca tinha conhecido uma pessoa que lhe foi apresentada pela primeira vez, e que não comentasse sobre a beleza dos olhos dela.

Foi dito que ela tinha um talento especial para imitações maldosas daqueles que a rodeavam, que possuía respostas rápidas e apreciava piadas sarcásticas. Teimosa, travessa e impertinente, Anastásia era uma admirável mímica. Com muita comicidade e de forma cortante, a menina imitava exactamente a fala e o jeito das pessoas ao seu redor. Diz-se também que ela era astuta e observadora, e tinha um apurado sentido de humor. Ao contrário das irmãs, não sabia o significado da palavra timidez. Os seus tutores, Sydney Gibbes e Pierre Gilliard, e as damas de companhia Lili Dehn e Anna Vyrubova disseram que Anastásia era viva, travessa e uma talentosa actriz. Ela adorava animais e tinha sempre os seus dois cães, Shvibzik e Jimmy, ao seu lado.

Anastásia às vezes, excedia os limites do comportamento aceitável. Gleb Botkin disse que ela bateu o recorde de castigos na família, e era um verdadeiro génio a pregar partidas.
Anastásia era uma "maria-rapaz" que raramente chorava. A sua tia Olga Alexandrovna recordou que, certa vez ela estava a importuná-la tão excessivamente, que lhe deu uma bofetada. O rosto da menina ficou vermelho claro, mas ela saiu correndo silenciosamente do quarto.
Quando o canhão de salva do iate Imperial disparava, Anastásia fugia para um canto, metia os dedos nos ouvidos, arregalava os olhos, e pendia a língua numa expressão trocista de terror.

Uma vez, durante uma guerra de bolas de neve na Polónia, Anastásia escondeu uma pedra dentro de uma bola de neve e atirou-a à sua irmã mais velha, Tatiana, atingindo-a no rosto e fazendo com que caísse ao chão. Finalmente, lágrimas brotaram de seus olhos.[14] Após esse incidente, Anastásia ficou aflita e horrorizada por muitos dias, e isso a curou das propensões de praticar outras brincadeiras.

Anastásia e a sua irmã mais velha, Maria, eram conhecidas na família como "O Par Pequeno", partilhavam o mesmo quarto, usavam variações do mesmo vestido e passavam a maior parte do tempo juntas. As suas irmãs mais velhas, Olga e Tatiana também dividiam um quarto e eram conhecidas como "O Par Grande". As quatro meninas assinavam suas cartas usando a alcunha.Ela e Maria pereciam mas com a família materna do que com paterna,ao contrarios de sua irmã mais velhas. "OTMA", formada pelas inicias de seus nomes. Anastásia também era muito ligada ao irmão hemofílico, czarevich Alexei ou Bebê. Diz-se que um adivinhava o que o outro estava pensando sem usarem de palavras. E era ela quem conseguia diverti-lo quando ele sofria ataques de hemofilia.

Desde pequena Anastásia usava de sua influência sobre a boa natureza de Maria. O quarto das duas garotas em Czarkoe Selo era diretamente acima do quarto de recepção da Imperatriz. Elas esperavam, escutando silenciosamente, até que a Imperatriz levasse um convidado para dentro, então, ouviam seu fonográfo o mais alto que a música podia tocar. Pulavam nas suas camas de armar e sobre o chão, dançando e gritando, e geralmente fazendo o maior barulho possível.
Ao contrário da sua energia, a saúde de Anastásia era pobre. A Grã-duquesa sofria do doloroso estado médico de seu gene hemofolico o que é um caso raro.Ela também tinha um músculo fraco nas costas que tinha de ser massageado duas vezes por mês. Ocasionalmente ela escondia-se debaixo da cama ou dentro de um guarda-roupa para escapar à massagem.



Personalidade

Anastásia tinha uma personalidade diferente das de suas femininas e bem-comportadas irmãs. Ela, às vezes fazia rasteiras aos empregados e pregava partidas aos seus tutores. Quando criança, subia às árvores e recusava-se a descer. O único que conseguia convencê-la a fazê-lo era o seu pai, Nicolau. Anna Vyrubova referiu-se à Anastásia como "perspicaz e esperta, uma macaca para brincadeiras."

Gleb Botkin recordou da simplicidade que Anastásia demonstrou em uma ocasião, em que seu pai havia dito à Grã-duquesa que ela era feita de ouro. Ao que a jovem respondeu: "De forma alguma, sou feita do mais ordinário cabedal."

Uma prima distante, a Princesa Nina Georgievna recordou que "Anastásia era uma má perdedora a ponto de ser malvada" e trapaceava, protestava e arranhava o seu companheiro em jogos. E zangava-se por Nina ser mais mais nova, mas mais alta do que ela. Ela também se preocupava menos com a aparência do que as suas irmãs. Hallie Erminie Rives, autora de um best-seller Americano e mulher de um diplomata, lembra como Anastásia aos 10 anos de idade comia chocolates sem se preocupar em retirar suas longas luvas brancas na Ópera de São Petersburgo.

Mas à medida que foi crescendo, o comportamento travesso de Anastásia diminiui, como observou Pierre Gilliard:

Ingenuidade e total simplicidade eram as maiores características de Anastásia Nikolaevna. Quando pequena, ela era muito travessa, detectando imediatamente os trejeitos cômicos das pessoas, e em seguida imitando-os muito habilmente, então isso era uma diversão irresistível. Mas quando cresceu, esse hábito bastante irreverente tornou-se menos comum.

A baronesa Shopie Buxhoeveden, escreveu sobre Anastásia:

Anastásia teria se tornado na mais bonita das irmãs se tivesse vivido mais tempo. As suas feições eram regulares e bem delineadas. Ela tinha um cabelo bonito, olhos bonitos e vivos como se tivessem sempre um sorriso brincalhão escondido nas suas profundidades, e sobrancelhas negras que quase se juntavam. Tudo isto combinado, tornava a Grã-Duquesa mais nova diferente de todas as irmãs. Ela tinha um aspecto próprio e parecia-se mais com a família da mãe do que com a do pai. Ela era muito baixa, mesmo aos 17 anos e era, na altura, um pouco gorda, mas era gordura da adolescência. Ela teria-a ultrapassado como a sua irmã Maria.

Ela gostava de passar o seu tempo livre a ouvir música no seu gira-discos, escrevendo cartas, vendo filmes, tirando fotos (um passatempo de família), brincando às escondias com Alexei e estendida ao sol sem fazer nada. O seu perfume era o Violette de Coty.

A tia de Anastásia, a Grã-duquesa Olga Alexandrovna recordou que levava as garotas aos sábados para São Petersburgo. Lá se dirigiam ao palácio da avó onde havia festas especialmente feitas para elas, com danças e pessoas jovens para conhecerem. A Grã-duquesa lembrou que nestas festas, Anastásia era a que mais aproveitava. Ela lançava-se fervorosamente às danças, música e jogos. Anos depois, Olga escreveu que ainda conseguia ouvir seu riso, ecoando pela sala. Contudo com a chegada da guerra, estas festas foram interrompidas.


Primeira Guerra Mundial e Revolução

Durante a Primeira Guerra Mundial, Anastásia juntamente com a sua irmã Maria, visitava soldados feridos num hospital privado em Czarskoe Selo. As duas adolescentes, muito novas para serem enfermeiras da Cruz Vermelha, como a sua mãe e as suas irmãs mais velhas, jogavam xadrez e bilhar com os soldados e tentavam animar seus espíritos. Felix Dassel, que foi tratado no hospital e conheceu Anastásia, relembra que a Grã-duquesa "ria como uma alegria que contagiava" e andava graciosamente "parecendo flutuar pelo caminho".

Em Fevereiro de 1917, após a abdicação do Czar Nicolau II, Anastásia e a família foram colocados em prisão domiciliária no Palácio de Alexandre em Czarskoe Selo durante a Revolução Russa. À medida que os Bolcheviques se aproximavam, Alexander Kerensky do Governo Provisório mandou-os para Tobolsk, na Sibéria. Pouco depois dos Bolcheviques se terem apoderado da maioria da Rússia, ela, a família, alguns servos e o médico da família foram enviados para a cidade mineira de Ekaterinburgo, nos Montes Urais.


Cativeiro e execução

A ansiedade e a incerteza do cativeiro trouxeram sofrimento para Anastásia e para a família. "Adeus" ela escreveu a um amigo no inverno de 1917. "Não te esqueças de nós".
Em Tobolsk, ela escreveu uma canção para o seu tutor de Inglês, cheia de erros ortográficos sobre Evelyn Hope, um poema de Robert Browning, que falava sobre uma jovem da idade de Anastásia: "Quando ela morreu tinha apenas 16 anos. Havia um homem que a amava, sem alguma vez a ter visto, mas conhecia-a muito bem. E ela também tinha ouvido falar dele. Ele nunca lhe conseguiu dizer que a amava, e agora ela estava morta. Mas mesmo assim ele pensou que quando ele e ela vivessem [a sua] próxima vida, quando isso acontecesse (.)"

Em Tobolsk, ela e suas irmãs costuraram jóias dentro de seus espartilhos, para elas não serem roubadas pelos seus captores. Anastásia, Olga e Tatiana foram assediadas sexualmente por guardas procurando pelas jóias escondidas, à bordo do Rus, um navio a vapor que as transportou à Ekaterimburgo para se juntarem aos pais e à irmã Maria em maio de 1918. Seu tutor inglês, Sidney Gibbes recordou ter escutado as Grã-duquesas gritando de terror, e foi assombrado pelo resto da vida pela sua inabilidade em ajudá-las. Menos de dois meses depois, em 14 de julho de 1918, padres locais de Ekaterimburgo conduziram um serviço religioso privado para a família, e relataram que Anastásia e sua família, contrariando o costume, caíram de joelhos durante as preces pelos mortos.

No entanto, nos seus últimos meses de vida, Anastásia procurou sempre maneiras de se divertir. Ela e outros membros da casa faziam peças de teatro para entreter os pais e os outros habitantes da casa, na Primavera de 1918. As representações de Anastásia faziam todos caírem no chão de rir, lembra o tutor Sidney Gibbes. No dia 7 de maio de 1918, numa carta de Tobolsk para sua irmã Maria em Ekaterimburgo, Anastásia descreveu um momento de alegria apesar da tristeza, solidão e medo pelo doente Alexei:

Brincamos no baloiço e foi aí que eu me perdi de riso, a queda foi tão maravilhosa! Mesmo! Eu já contei isto às nossas irmãs tantas vezes ontem que elas já estão fartas de me ouvir, mas eu podia continuar a contar a história para sempre. Que clima fantástico temos tido! Qualquer um podia simplesmente gritar de alegria.

Nas suas memórias, um dos guardas da Casa Ipatiev, Alexander Strekotin relembra Anastásia como "muito amigável e divertida" enquanto outro guarda disse que Anastásia era um demônio muito charmoso. Ela era travessa e, penso que raramente se cansava. Ela era traquinas e fazia imitações hilariantes com os cães, como se fossem cães de Circo.

Outro guarda, contudo, disse que Grã-duquesa mais nova era '"ofensiva e terrorista" e reclamou que ela ocasionalmente fazia comentários provocantes que causavam tensão no grupo.

Negociações para a sua libertação foram feitas entre os bolcheviques e os seus parentes, muitos deles sendo membros proeminentes das Famílias Reais da Europa, mas demoraram-se. Lenine pensou pedir favores à Alemanha em troca da vida da Czarina Alexandra e do Czar Nicolau II, primos do Kaiser Alemão, mas ele não se mostrou interessado em negociar. À medida que o exército Branco, formado por seguidores ainda leais ao czar a aos princípios da autocracia, avançava para Ekaterimburgo os Vermelhos estavam numa situação precária. Os comunistas sabiam que Ekaterimburgo cairia perante o exército Branco, melhor comandado e equipado.

A História sempre assumiu que Anastásia foi assassinada com o pai e o resto da sua família na madrugada do dia 17 de Julho, de 1918numa cave na Casa Ipatiev (também chamada de 'A Casa Para Fins Especiais'), onde estiveram isolados durante a sua detenção em Ekaterimburgo. A execução extra-judicial foi feita pelas forças da polícia secreta Bolchevique sob o comando de Yakov Yurovski.

De acordo com a "Nota Yurovski", um relato sobre o evento escrito por Yurovsky aos seus superiores Bolcheviques, imediatamente antes da alvorada do dia dos assassínios, a família foi acordada e foi-lhe dito para se vestir. Quando perguntaram o porquê dessa ordem, foi-lhes dito que precisariam bater algumas fotos para provar que ainda estavam vivos (existe outra explicação: há também relatos de que foi dito a família Romanov que havia um tiroteio, o que tornava os quartos superiores, onde dormiam, inseguros, e teriam que se mudar imediatamente para a cave).
Uma vez vestidos, a família e o pequeno círculo de servos e profissionais da área de saúde que permaneceram com eles, foram juntados no porão e foi-lhes dito para esperarem. Anastásia seguiu a família, levando o seu cão Jimmy nos braços. Foi permitido a Nicolau, Alexandra e Alexei (no colo da mãe) que se sentassem em cadeiras providenciadas pelos guardas a pedido da imperatriz. Após vários minutos, os carrascos entraram na sala, guiados por Yurovski. Sem hesitação, Yurovski informou rapidamente o czar e a sua família que iam todos ser executados. O czar teve apenas tempo de dizer "O quê?" e de se virar para a sua família, antes de ser executado com uma bala na cabeça. A Imperatriz e a filha Olga tentaram fazer o sinal da cruz, mas foram mortas na saraivada inicial de balas, atiradas pelos executores. Ambas foram feridas por tiros na cabeça. O resto da família e comitiva, foram mortos logo depois.

A "Nota Yurovski" diz ainda que depois do fumo de tantas armas terem sido disparadas a tão curta distância, foi descoberto que as balas dos executores tinham feito ricochete nos espartilhos das Grã-duquesas. Os espartilhos funcionaram como uma espécie de "armadura" contra as balas, o que assustou os soldados, fazendo-os crer que se tratava de alguma providência divina. Mas mais tarde descobriram que isso era devido as jóias da família terem sido costuradas dentro dos espartilhos para serem escondidas de seus captores. Anastásia e Maria se abaixaram contra uma parede, aterrorizadas, até que foram atingidas por balas, lembrou Yurovsky. Outro guarda, Pedro Ermakov, disse à sua mulher que Anastásia foi morta com golpes de baioneta. Quando os corpos foram levados embora, uma ou mais garotas choraram e foram golpeadas na cabeça, escreveu Yurovsky.

Falsos rumores de sobrevivência



Foi dito por quase todas as "aspirantes" a Anastásia que a ajuda de um guarda compadecido a salvou dentre os corpos após notar que ela ainda estava viva que ela teria sido capaz de fugir. Estes rumores foram ajudados por relatórios posteriores de comboios e casas revistados por soldados Bolcheviques e pela polícia secreta, à procura de "Anastásia Romanova".

Estranhamente, também houve relatos de uma mulher que dizia ser filha do czar ser encontrada a pedir ajuda nas pequenas vilas à volta de Ekaterimburgo. Diz-se que ela alegava ter estado nas mãos de guardas que a tinham salvo após o massacre, mas que também a tinham espancado e violado. Pouco depois, diz-se que desapareceu.

Em 1991, corpos acreditados como sendo os da Família Imperial e os seus servos foram finalmente exumados de uma sepultura maciça que tinha sido descoberta nos bosques próximos a de Ekaterimburgo quase uma década antes – uma sepultura escondida pelos seus descobridores dos Bolcheviques que governavam a Rússia quando foi encontrada. Uma vez aberta, foi descoberto que em vez de onze conjuntos de restos (o czar Nicolau II, a czarina Alexandra, o czarevich Alexei, as quatro grã-duquesas, Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, o médico de família, Eugene Botkin, o criado, Aleksei Trupp, o cozinheiro, Ivan Kharinotov e uma dama de companhia da imperatriz, Anna Demidova), a sepultura só tinha nove.

Alexei e, segundo o especialista forense Dr. William Maples, Anastásia, não estavam na sepultura da família. Contudo, cientistas Russos contestaram isto, alegando que a Grã-duquesa Maria Nikolaevna Romanova era a que não estava na sepultura. Em 1998, quando os corpos da Família Imperial foram enterrados, um corpo que media cerca de 1,70 m foi enterrado sob o nome de Anastásia, apesar do facto de Anastásia ser a mais baixa das Grã-duquesas. Alguns historiadores acreditam no relato da "Nota Yurovsky" que diz que dois dos corpos foram removidos da sepultura principal e queimados num lugar secreto para criar uma certa suspeita de que estes não eram os corpos do czar, família e empregados, caso fossem descobertos, visto que a contagem dos corpos não estaria correta.

Contudo, alguns peritos forenses acreditam que a queima completa de dois corpos em tão curto espaço de tempo seria impossível. Em 2000, a família foi canonizada pela Igreja Ortodoxa Russa. Em Agosto de 2007, o anúncio por um grupo de pesquisadores do achado dos restos mortais do czarevich Alexei e da Grã-duquesa Maria - as duas únicas vítimas oficialmente ainda desaparecidas - obrigou o governo russo a reabrir o processo. (Jornal O Globo, 1 de setembro de 2007, sábado, p. 43)

A possível sobrevivência de Anastásia foi um dos mistérios mais celebrados do século XX. Em 1922, à medida que se espalhava o rumor de que a Grã-duquesa sobrevivera, uma mulher que mais tarde se auto-denominou de Anna Anderson apareceu e alegou ser Anastásia. Ela criou uma controvérsia de uma vida e foi cabeçalho de jornais durante décadas, com alguns parentes sobreviventes a vê-la como Anastásia e outros a vê-la como uma impostora. A sua batalha por reconhecimento continua a ser o caso mais longo alguma vez feito nos tribunais alemães, onde o caso foi oficialmente feito.

A decisão final dos tribunais foi que enquanto não se podia provar que Anderson era de fato Anastásia, também não podia ser provado que ela não a era. Anderson morreu em 1984 e o seu corpo foi cremado. Após se terem feitos testes de ADN (DNA) numa amostra de tecido de Anderson, e se terem feito comparações com um descendente da Imperatriz Alexandra, os testes mostraram que Anna não era, de fato, Anastásia, mas muito provavelmente Franziska Schanzkowska, uma operária polaca (polonesa) que desaparecera por volta da mesma altura em que Anderson aparecera na Alemanha. Ainda assim, algumas pessoas questionam a validez das amostras testadas.

Outra "pretendente", Eugenia Smith, apareceu em 1963, na altura da controvérsia Anastásia/Anna Anderson, mas a sua história tinha inconsistências e ela recusou mais testes.

Achados dos Romanov

No entanto, em Agosto de 2007, um arqueólogo Russo anunciou a descoberta de dois esqueletos, em um sítio perto de Ekaterimburgo. Os arqueólogos disseram que a ossada são de um garoto que está mais ou menos entre 10 e 13 anos e de uma jovem mulher, entre 18 e 23 anos. Anastásia tinha 17 anos, sua irmã, Maria tinha 19 anos e seu irmão, Alexei estava a dois meses para completar 14 anos. As duas irmãs mais velhas de Anastásia, Olga e Tatiana, tinham 22 e 21 anos respectivamente. Junto com os restos dos dois corpos foram achados "fragmentos de um recipiente contendo ácido sulfúrico, unhas, tiras de uma caixa de madeira e balas de vários calibres".

Testes preliminares indicaram "uma alta probabilidade" que os restos fossem do Czarevich Alexei e de uma de suas irmãs. No dia 30 de abril de 2008, cientistas Forenses Russos anunciaram que os testes de DNA provaram que os achados se tratavam mesmo do Czarevich Alexei e da Grã Duquesa Maria.

Canonização

Em 2000, Anastásia e sua família foram canonizados como Portadores da Paz pela Igreja Ortodoxa Russa. A família foi anteriormente canonizada em 1981 pela Igreja Ortodoxa Russa no estrangeiro como Santos Mártires. Os corpos do czar Nicolau II, da czarina Alexandra e de três filhas foram finalmente enterrados na Catedral de São Pedro e Paulo em São Petersburgo em 17 de julho de 1998, oitenta anos após seu assassinato.

Influência na cultura

A possível sobrevivência de Anastásia tem sido assunto de vários filmes teatrais e televisivos. O mais antigo, feito em 1928, chamava-se Clothes Make the Woman (As Roupas Fazem a Mulher). A história é sobre uma mulher que aparece para fazer o papel de uma Anastásia salva para um filme de Hollywood, e acaba por ser reconhecida pelo soldado russo que a salvou originalmente dos seus assassinos.

O mais famoso é provavelmente o filme altamente fictício de 1956 Anastásia protagonizado por Ingrid Bergman que tinha o papel de Anna Anderson, Yul Brynner como General Bounine (uma personagem ficcional baseada num homem severo verdadeiro), e Helen Hayes como Dagmar da Dinamarca, avó paterna de Anastásia.

O filme conta a história de uma mulher de um asilo que aparece em Paris em 1928 e é capturada por emigrés russos, que lhe dão informação de maneira a enganar a avó de Anastásia e fazê-la pensar que Anderson é a sua neta, para obter a fortuna do czar. À medida que o tempo passa, eles começam a suspeitar que esta "Madame A. Anderson" é realmente a Grã-duquesa sobrevivente.

Em 1986, a NBC transmitiu uma mini-série baseada num livro publicado em 1983 por Peter Kurth, chamado Anastasia: The Riddle of Anna Anderson (Anastásia: O Enigma de Anna Anderson). O filme, Anastasia: The Mystery of Anna (Anastásia: O Mistério de Anna), era uma série de duas partes que começava com a jovem Anastásia Nikolaevna e a sua família a serem enviados para Ekaterimburgo, onde são executados por soldados bolcheviques. A história avança então para 1923, e, tomando grandes liberdades, segue ficcionalmente as alegações de uma mulher conhecida como Anna Anderson. Amy Irving faz o papel de Anna Anderson. O filme incorpora também muitos veteranos do cinema e atores de TV, mais notoriamente Olivia de Havilland como a imperatriz Maria Feodorovna e Omar Sharif como o czar Nicolau II.

O filme mais recente é Anastásia (desenho) de 1997, versão animada produzida pela 20th Century Fox da história da fuga da menina da Rússia e a sua busca subsequente por reconhecimento. Este filme toma ainda mais liberdades em relação aos fatos históricos do que o filme de 1956 do mesmo nome, a começar pelo fato de situar a Revolução Russa em 1916, não 1917.

A sobrevivência da Grã-duquesa russa também é tema a canção "Yes Anastasia" de Tori Amos. A banda Innocence Mission também canta sobre a lenda Anastásia/Anna Anderson na canção "I Remember Me." Anastásia é mencionada pelos Rolling Stones em 1968 na canção "Sympathy for the Devil" no verso "Anastasia screamed in vain" (Anastásia gritou em vão).

Anastásia aparece como uma personagem no jogo para a PlayStation 2 de 2004 Shadow Hearts: Covenant.
A Grã-Duquesa também é mencionada na série The 39 Clues (sem tradução para o português), série de livros fictícios onde a personagem é dada como viva e tem uma filha, a personagem Nataliya Ruslanovna Radova, fazendo a primeira aparição no quinto livro da série O Círculo Negro, de Patrick Carman.

Quer saber mais sobre a revolução russa de forma divertida?!
Acesse: www.jovemnerd.com.br - link:
aprendam e divirtam-se rs!

P.s.: Repararam no nome em russo da família Romanov?! rs Prestem atenção a este detalhe:

Рома́нов - fizeram alguma relação?! Eu fiz ... Рома́нов e Pomarico !!! Hahahaha...

2 comentários:

  1. Tenho tres irmas, e um irmao.
    Isso por si so ja seria assustador se nao soubesse a pouco que o nome do cachorro de Alexei era Joy assim, como o caozinho do meu irmao.

    ResponderExcluir
  2. Para piorar minha bisavo e indigente nunca soube dizer quem foram seus pais, ou de onde veio, dizem que sofreu de amnesia.
    Me assusto toda vez que vejo aqueles enormes olhos azuis.
    Infelismente hoje se encontra em estado vegetativo, mas nunca fechou os olhos.

    ResponderExcluir