segunda-feira, 15 de março de 2010

Diga-me o que bebes ...

Um infográfico com os tipos que frequentam bares e suas bebidas preferidas.
Junte na mesma coqueteleira um barman com mais de trinta anos de histórias de balcão e os tipos mais comuns nos bares das grandes cidades. O resultado é este infográfico, onde o experiente Derivan Ferreira de Souza diz quais são os drinques que determinados perfis de homens e mulheres pedem. Ele também dá a receita para quem quiser preparar as próprias bebidas.

Sim, tem um barman observando você!!!

Derivan, como é conhecido, sabe que nessa profissão não basta fazer coquetel. Tem de saber ler as pessoas e, com o tempo, adivinhar o que desejam. Para compor esse perfil observador, some o posicionamento estratégico (ficar atrás do balcão) às passagens por bares bacanas, como o Esch Café, em São Paulo, e ao fato de ter percorrido 25 países para estudar e capturar tendências.

Vejam os principais perfis, suas bebidas e o modo de preparo de cada uma delas:
Solitários de qualquer idade:
“Os solitários bebem bastante. Normalmente, saem para beber. O conhaque e o vinho do Porto são bebidas para pensar, tomadas em goles pequenos e que duram mais”.
Homens solitários: conhaque
Mulheres solitárias: vinho do Porto

Jovens executivos, solteiros e bem de vida, na faixa dos 30 anos:
“Este é um perfil clássico. Eles nunca bebem demais, apenas o suficiente para se manter socialmente integrados e sempre sóbrios. E tem uma curiosidade: se estiverem em uma happy hour, por exemplo, pedem o mesmo que o chefe”.
Dry Martini:

Ingredientes:
2 doses de dry martini
gelo
sal
limão
2 doses de London Gin
3 gotas de angostura
azeitona para decorar

Modo de preparo:
Prepare uma taça de coquetel previamente resfriada, com sumo de limão passado nas bordas e, depois, sal fino num prato raso para a necessária aderência. Feito isto, numa coqueteleira, ponha 4 pedras de gelo e 2 doses de `Dry Martini`, apenas revolvendo, sem agitar, até sentir que o Martini sujou o gelo. Despejo fora o Martini e acrescento 2 doses de London Gin (de preferência o da marca Saphira que vem numa garrafa azul). Novamente revolvo o gelo já com o gosto do Martini por 20 segundos e despejo o Gin paladarizado com o Martini na taça, sem o gelo. Acrescento um `twist` de casca de limão, três gotas de angustura e, finalmente, a famosa azeitona no palito.
O copo
Escolha uma taça de haste fina e bordas delicadas e deixe-a no congelador por alguns minutos.
O gelo
O coquetel deve ser preparado num copo misturador, o chamado mixing glass. Ponha entre quatro e seis pedras de gelo inteiras – evite pedaços picados, que derretem facilmente. Gele bem o copo e escorra o excesso de água.
O gim
Despeje sobre o gelo uma dose generosa de gim – inglês, é claro -, que você pode escolher entre o Gordon’s, o Tanqueray, o Beefeater ou o Bombay, todos na lista dos melhores.
O vermute
Pingue sobre o gim cinco gotas de vermute, de preferência o clássico francês Noilly Pratt.
A mistura
Com uma colher longa – a de bar se chama bailarina -, dê algumas mexidas rápidas e vigorosas. Lembre-se: o drinque é apenas mexido, nunca batido.
Ao servir
Tire a taça do congelador e, usando um coador de bar, despeje o drinque na taça.
O Dry Martini é sempre servido sem o gelo.
O limão
Corte uma fina casca de limão, retirando com cuidado a polpa branca. Em seguida, torça a casquinha de modo que o sumo do limão caia sobre a mistura. Passe a casca em toda a borda da taça e jogue-a fora. Espete uma azeitona verde com um palito e coloque no drinque.

Patricinhas, de 20 a 25 anos:
“Costumam beber bastante, principalmente bebidas com energéticos, mas os drinques também são muito consumidos”.
Cosmopolitan

Ingredientes:
1 dose de vodka
1/2 dose de cointreau
1/3 dose de cherry brandy
1/3 dose de suco de limão
1 cereja

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes num shaker. Após estarem todos misturados, sirva num copo de cocktail previamente colocado no frio (sem o gelo) com uma cereja dentro.

Homens e mulheres modernos, deslocados. Eles têm de 20 a 50 anos:
“Eles buscam o que é tendência lá fora. Bebem pouco, mas bebem bem. Preferem coisas mais elaboradas.”
Apple Martini

Ingredientes:
4.0 cl Vodka
1.5 cl Suco de Maçã
1.5 cl Cointreau

Método: Batido
Copo: Taça Cocktail
Coloque todos os ingredientes no mixing glass com cubos de gelo. Mexa bem e despeje na taça refrigerada. Decore com uma fatia de maçã.

Caras maduros, que ficam de olho em mulheres mais jovens:
“Não costumam pedir bebidas muito fortes, geralmente passam a noite inteira com o mesmo drinque na mão.”
Gim Tônica

Ingredientes:
1 dose de gim.
1 fatia de limão.
Gelo picado.
Água tônica.

Modo de preparo
Coloque num copo alto, bastante gelo picado, acrescente a dose de gim, a fatia de limão e complete com água tônica gelada.

Caras mais velhos, bem de vida, com mais de 50 anos:
“Preferem coquetéis clássicos e, mais ainda, bebidas tradicionais como o vinho, o uísque, ou até mesmo a cerveja. Não costumam se arriscar nos drinques mais modernos”.
Uísque

Mulheres mais maduras, com jeitão de socialite:
“Não costumam pedir bebidas muito fortes, geralmente passam a noite inteira com o mesmo drinque na mão”.
Caipirinha de frutas vermelhas.

Ingredientes
60 ml de cachaça;
1/2 xícara (chá) de frutas vermelhas misturadas;
2 colheres (chá) de açúcar;
gelo.

Preparo
Coloque as frutas e o açúcar em um copo do tipo old fashioned e aperte com um socador. Junte a cachaça e complete com gelo triturado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário